Uma das perguntas mais comuns que ouço de novos blogueiros é: “Como faço para começar e-mail marketing?” Criar um boletim informativo para o seu blog é fácil e pode ser uma ótima maneira de gerar tráfego e receita. Na verdade, os blogueiros de maior sucesso financeiro que conheço devem isso à sua “lista”.
Aqui está o que você precisa saber para começar.
Escolhendo a ferramenta de e-mail certa
No início, sua lista é geralmente pequena o suficiente para um custo gratuito ou de baixo serviços de marketing por email, mas lembre-se de que, à medida que sua lista cresce, você precisará pagar pelo serviço.
Um ótimo serviço de email marketing ajudará você a evitar ser sinalizado como spam, simplificar todo o processo e automatizar sua entrega. As opções incluem Constant Contact, MooSend, MailChimp bem como outros serviços de newsletter por e-mail.
Você deve experimentá-los gratuitamente para ver o que se adapta às suas necessidades.
Constant Contact Oferta especial (2022)
Se você pedir Constant Contact hoje, você terá um desconto de 20% por 3 meses. Você pode começar a enviar e-mails ilimitados com centenas de modelos por apenas US$ 16/mês > Clique aqui para comprar.
Compare os preços dos serviços de marketing por e-mail
Começando seu boletim de notícias
A maneira mais fácil de configurar seus boletins é criar um modelo e adicionar um feed RSS das postagens do seu blog, que os puxa para o boletim informativo.
No entanto, ninguém lerá seus boletins a menos que contenham algo muito mais atraente do que uma lista de títulos. Considere oferecer aos leitores do boletim informativo algo que os leitores do seu blog não recebem. Por exemplo, meus assinantes recebem um recurso de notícias sobre saúde e eventos futuros.
Além do conteúdo exclusivo, você também pode adicionar:
- Brindes de toda a web que se encaixam no seu nicho
- Dicas semanais “rápidas”, que podem vir de postagens mais antigas
- Postagens antigas reaproveitadas para a atual temporada ou eventos
Atraindo assinantes de newsletter
Uma das melhores maneiras de induzir as pessoas a se inscreverem é oferecendo-lhes um “brinde” relacionado ao seu nicho que é enviado ou ativado quando eles se inscrevem. Idéias incluem:
- Uma folha de dicas, white paper ou tutorial (“Como desintoxicar sua casa”)
- Um guia de produto ("Presentes de Natal para mães solteiras")
- Imprimíveis ("Acompanhe as suas despesas")
- Free ebook do seu conteúdo existente
- Curso de mini-treinamento
A chave é promover essa oferta em todos os lugares e a para se certificar de que corresponde ao seu público. Você pode usar Canva – uma ferramenta de design baseada na Web gratuita e fácil de usar, para criar um gráfico bonito, especialmente se você estiver escrevendo uma folha de dicas.
Outra ideia é fazer um sorteio relacionado a nichos e tornar sua assinatura de e-mail obrigatória.
Leia também
- O que é marketing por gotejamento? Um guia para campanhas de gotejamento
- Como aumentar o número de leitores do seu blog
- Em busca do mais barato WordPress Hospedagem
Freqüência e Tempo
A frequência de boletins informativos deve corresponder com a frequência com que você escreve no blog, por isso, se você escrever postagens de 3-7 por semana, semanalmente será apropriado. No entanto, se você só blog uma vez por semana, mensal fará. Você também pode fazer boletins especiais se tiver um evento ou produto sendo lançado, como o lançamento de um novo e-book.
Eu recomendo testar diferentes tempos de entrega. As segundas-feiras tendem a ser um desafio, já que as pessoas são inundadas por e-mails de "início de semana", enquanto as sextas-feiras são tradicionalmente consideradas como o melhor horário de entrega. No entanto, isso será determinado pelos hábitos de seu público, portanto, considere-os ao selecionar um horário de entrega.
Criando o envolvimento da lista
O bom envolvimento na lista cria uma reputação sólida para o remetente do boletim informativo. Algumas maneiras de criar um ótimo engajamento de assinantes incluem:
- Uma mensagem de boas-vindas para novos assinantes que define suas expectativas, como o que eles podem esperar em seu boletim informativo e um lembrete de onde eles se inscreveram.
- Uma linha de assunto clara e única que irá atraí-los para abri-lo.
- Personalizar a newsletter com o primeiro nome e uma voz amiga e “nós” no corpo.
- Uma linha superior com conteúdo envolvente (diferente do assunto) em vez da típica mensagem "se você não vê imagens".
De acordo com Elysa Zeitz, da Aweber, a vida média de um endereço de e-mail geralmente é de apenas 6 meses, então é uma vantagem para você realizar campanhas de reengajamento a cada poucos meses. Envie mensagens de lembrete para os assinantes que não abriram uma newsletter por um tempo. Para reacender seu interesse, você deve enviar suas ofertas de última hora aos assinantes inativos e fazer o acompanhamento depois.
Taxas de rejeição de e-mail
O engajamento da lista não consiste apenas em fazer com que os visitantes abram seus e-mails ou cliquem em seus links. Zeitz diz engajamento por email é fundamental porque afeta a reputação do remetente e a capacidade de entrega. As rejeições acontecem quando a caixa de entrada de alguém está cheia demais ou se a conta de e-mail é fechada. As taxas de rejeição precisam ser baixas ou seu ISP pode bloqueá-lo se você tentar fazer entregas continuamente para assinantes fechados.
Como você reduz as taxas de rejeição? Você precisa excluir e-mails que consistentemente retornam. No Aweber, um salto suave recebe chances 3 e, em seguida, é sinalizado como um salto forte e removido. Bons serviços de boletim informativo realizarão automaticamente esta função para você.
Taxas de Abertura vs. Taxas de Clicar
Duas coisas muito importantes para acompanhar o seu boletim informativo estão abertas e as taxas de cliques. As taxas de abertura informam quantos e-mails entregues foram realmente abertos pelos inscritos, enquanto as taxas de cliques são mensuradas quando um assinante clica em um link. Ambos são calculados como porcentagens de todos os emails que são entregues com sucesso.
Taxas de Abertura
As taxas de abertura geralmente são rastreadas por um pixel de imagem invisível que é adicionado ao cabeçalho. Eles não são 100% precisos, portanto, seu provedor geralmente ajusta essas porcentagens considerando uma margem de erro.
Você deve se esforçar para obter uma taxa de abertura de 10% ou melhor. Depende do seu setor, mas recentemente me disseram que minhas taxas de abertura de 14% eram "inéditas". Eu recomendo rastrear sua própria taxa de abertura ao longo do tempo para melhorá-la. Eu reviso os e-mails que tiveram altas taxas de abertura para entender o porquê e repito essa fórmula. Linhas de assunto interessantes e melhores = engajamento podem aumentar suas taxas de abertura, no entanto, também podem ser melhoradas com:
- Melhor layout e capacidade de digitalização
- Imagens atraentes
- Tempos de envio ótimos
- Conteúdo único
Quando mudei minha entrega de segunda a tarde para sexta-feira no 9 PM EST, vi um aumento em minhas taxas de abertura de cerca de 2% por cento, mas lembre-se de que a primeira semana ou duas foram acidentadas quando meus leitores se ajustaram ao novo prazo de entrega . A consistência é importante, portanto, não teste demais, mas tente uma alteração de cada vez.
Taxas de cliques
As taxas de cliques são rastreadas à medida que o provedor de e-mail adiciona informações de rastreamento à URL e, portanto, pode ser mais preciso. Se você não colocar muitos links em seus e-mails, naturalmente, isso será menor. Claro, você quer aumentar suas taxas de cliques para que seus boletins de notícias estejam direcionando tráfego para seu site. Aqui estão algumas maneiras de melhorar suas taxas de cliques:
- Certifique-se de que seus links estejam corretos. Enviar um link incorreto pode impedir que um usuário clique nos seus links no futuro.
- Evite usar "clique aqui" e basta colocar o título.
- Ofereça algo atraente, como uma oferta ou um tutorial no seu site, que é uma ótima maneira de direcionar o tráfego.
- Pique o interesse de um leitor com um título fora do comum. Tenha cuidado para não enganar seus leitores.
Como monetizar sua newsletter
Depois de começar a construir sua lista, agora você pode monetizá-la ou transformar seus assinantes em clientes. Aqui estão algumas ideias para você começar. Lembre-se de manter em mente as diretrizes do seu serviço de boletim informativo e oferecer divulgação completa como faria para qualquer postagem de blog que estiver escrevendo.
- Usando links afiliados.
Como de costume, mantenha-os relevantes. Eu promovo ofertas de cupons semanais usando links afiliados estritamente na minha newsletter e escrever as melhores ofertas de poupança para o meu nicho. Em seguida, vinculo a uma página com ofertas mais focadas em nichos. - Vender ou promover um ebook, produto ou curso.
Escreva um ebook ou curso sobre o conteúdo existente. Você pode usar uma pequena parte desse trabalho como um “brinde” e, em seguida, vender ao cliente todo o produto. Aprender como crie seu primeiro workshop on-line. - Redirecionar para conteúdo antigo com links afiliados.
Em vez de republicar um post antigo, você pode redirecionar os assinantes do boletim informativo para lá, certificando-se de que o post tenha links de afiliado ou seus produtos no conteúdo. Por exemplo, durante minhas férias de inverno, eu atualizo e adiciono todos os meus guias de presentes anteriores ao meu boletim informativo toda semana.
E-mail marketing não é apenas para blogueiros experientes, mas também para novos blogueiros. É fácil começar e entrar, mesmo que sua lista ainda seja muito pequena, e possa gerar uma grande quantidade de receita quando sua lista crescer.